Na noite de sexta-feira (19), um ataque cibernético comprometeu parte das operações em aeroportos europeus, provocando caos em terminais como Heathrow (Londres), Brandemburgo (Berlim) e Bruxelas. G
O sistema afetado foi o Muse, da Collins Aerospace, usado para check-in e despacho de bagagens. Quando o sistema ficou fora de operação, esses procedimentos precisaram ser feitos manualmente, gerando longas filas, atrasos expressivos e diversos voos cancelados.
Em Bruxelas, metade dos voos programados para o domingo (21 de setembro) foram cancelados devido à continuidade dos problemas técnicos. No Reino Unido, a British Airways ativou sistemas de backup para manter os atendimentos; mesmo assim, muitos passageiros enfrentaram transtornos. Até o momento, a empresa que fornece o Muse, a Collins Aerospace (subsidiária da RTX), afirma que está trabalhando para restaurar a normalidade e disponibilizar uma correção segura.
Dica de prevenção
Para aeroportos, companhias aéreas e operadores de infraestrutura crítica, prevenir impactos desse tipo exige medidas específicas:
-
Implementar planos de contingência robustos que permitam execução manual de operações essenciais (check-in, despacho de bagagens, controle de embarque).
-
Realizar auditorias regulares de segurança nos sistemas de TI terceirizados ou de fornecedores externos, como o software de sistemas aeroportuários.
-
Ter redundância tecnológica — backups, sistemas alternativos ou de failover — sempre testados em simulações reais.
-
Treinar funcionários para lidar com falhas de sistema, com procedimentos claros para transição de operações digitais para manuais.
-
Estabelecer monitoramento contínuo e respostas rápidas a incidentes cibernéticos, com equipe especializada e protocolos de comunicação claros para informar passageiros e autoridades.
Este episódio evidencia que sistemas centrais de infraestrutura aérea são pontos altamente sensíveis a falhas ou ataques. A dependência de softwares terceirizados eleva o risco — mas com preparação adequada, muitos prejuízos podem ser evitados. Se você quer fortalecer a segurança da sua empresa ou instituição com práticas eficazes e soluções confiáveis, conheça o MFA Vault — visite mfa2go.com para descobrir como proteger seus sistemas hoje.