MFA2GO
Voltar ao início do blog

Microsoft Authenticator já não armazena senhas, entenda como funciona

A partir de agosto de 2025, o Microsoft Authenticator deixou de armazenar senhas e autofill no aplicativo, centralizando essas funções no navegador Edge. A alteração foi concluída e, atualmente, não é mais possível armazenar ou acessar senhas dentro do Authenticator 

No início de junho, o app bloqueou a criação de novas senhas. Em julho, o autofill foi completamente desativado. E em 1º de agosto de 2025, todas as credenciais previamente armazenadas foram removidas do Authenticator. As senhas passaram a estar disponíveis somente via navegador Microsoft Edge, sincronizadas com a conta Microsoft do usuário. Caso não tenha sido feita a exportação antes desse prazo, os dados foram perdidos permanentemente.

O Authenticator continua ativo, mas apenas para autenticação multifator (2FA) e uso de passkeys — métodos que utilizam biometria ou PIN no lugar de senhas tradicionais, considerados mais seguros e resistentes a ataques como phishing e força‑bruta.

Quem ainda dependeu do Authenticator como gerenciador de senhas pode adotar estas práticas:

  • Use o navegador Microsoft Edge como provedor de autofill padrão — configure-o em iOS, Android ou desktop para acessar senhas sincronizadas com sua conta Microsoft 

  • A partir de agora, use passkeys sempre que possível, configurando autenticação por biometria ou PIN direto no aplicativo Authenticator.

Desde então, o Microsoft Authenticator não armazena mais senhas e concentra-se exclusivamente em segurança via códigos 2FA e passkeys. Se você ainda confiava no app para guardar logins, é essencial configurar o Edge ou outro gerenciador de senhas como alternativa para evitar perda de acesso.

Se quiser saber como proteger melhor seus acessos e entender como o MFA Vault pode complementar sua segurança, acesse mfa2go.com e confira como o MFA Vault pode ajudar você.

Compartilhe nas redes sociais: